Imunidade e intestino

Se eu te falar que o seu intestino tem um papel fundamental no fortalecimento da sua imunidade você acredita?


Pois bem, o intestino, órgão bastante conhecido pela absorção de nutrientes, é onde 70% das suas células imunes ficam localizadas, mais especificamente na mucosa intestinal, atuando de forma intensa e contínua, porém silenciosa mas desde que o seu intestino esteja atuando de maneira adequada.


A função imune do intestino depende de 3 componentes: barreira intestinal, sistema imune associado ao tecido linfoide e microflora intestinal.


Por falar em microflora intestinal, é lá onde as bactérias comensais habitam e elas são responsáveis por promover a integridade das células epiteliais, auxiliar na proteção da mucosa contra a invasão de agentes infecciosos e facilitar o metabolismo de fibras e nutrientes que produzem ácidos graxos com ação anti-inflamatória e antioxidante.
As bactérias probióticas ocupam os receptores de ligação na mucosa intestinal e assim formando uma barreira física contra as bactérias patogênicas, ou seja, aquelas que podem causar malefícios para o nosso organismo.
As fibras prebióticas aumentam o número de linfócitos e leucócitos e os simbióticos estimulam o aumento de IgA e das células natural killer.


A relação entre intestino e imunidade pode trazer benefícios para o nosso corpo, por isso é fundamental que cuidemos dele por meio de uma boa alimentação, ingestão de bastante líquido, estilo de vida saudável e ingestão de antibióticos apenas com prescrição médica.


Referência Bibliográfica
DA FONSECA, Fernanda Carrilho Pinto. Influência da nutrição sobre o sistema imune intestinal. CERES: Nutrição & Saúde (Título não-corrente), v. 5, n. 3, p. 163-174, 2010.
GONÇALVES, Mara Andreia Pereira. Microbiota: implicações na imunidade e no metabolismo. 2014. Tese de Doutorado. [sn].
Sociedade Brasileira de Imunologia https://sbi.org.br/2019/04/29/o-intestino-e-o-sistema-imune/