Alergia à picada de mosquito

A alergia a picada de mosquito ou de outros insetos, também conhecida como urticária papular é definida como uma reação de hipersensibilidade aos antígenos salivares presentes na saliva do mosquito ou de outros insetos que ocorre no momento dessas picadas de insetos que desencadeiam a uma desordem no sistema imune do nosso corpo, sendo mais comum na idade pediátrica, principalmente em crianças a partir dos 2 anos de idade, porém nada impede que jovens e/ou adultos sofram com essa patologia.

A reação ocorre a partir da picada desses insetos que tem como objetivo se alimentar. Esses insetos possuem em sua saliva diversas proteínas com diferentes funções, como antiplaquetária, anticoagulante ou até mesmo vasodilatadora, que acabam provocando reações alérgicas e até mesmo reações sistêmicas, mesmo que em raríssimos casos.

A resposta normal a uma picada de inseto ocorre quase que instantaneamente com prurido, eritema e edema local. Essas reações geralmente são benignas e desaparecem em poucas horas, porém em casos mais graves podem causar cicatrizes e até mesmo ocorrer reações sistêmicas como anafilaxia.

Revisão Bibliográfica

MOREIRA, Ana; ROSMANINHO, Isabel; SILVA, José Pedro Moreira da. Urticária papular: Revisão da literatura. Revista Portuguesa de Imunoalergologia, v. 22, n. 4, p. 279-287, 2014.

STIBICH, Adam S.; SCHWARTZ, Robert A. Papular urticaria. Cutis, v. 68, n. 2, p. 89-91, 2001.

MILLIKAN, Larry. Papular urticaria. Urticaria and Angioedema, p. 251, 2004.