COVID-19 e os sintomas

Desde dezembro de 2019, com a identificação do primeiro caso de infecção pelo vírus SARS-CoV-2, que o assunto Covid-19 está em evidência pois os casos começaram a se espalhar rapidamente pelo mundo, primeiramente pelo continente asiático e depois por outros países, e no dia 31 de janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a infecção pelo novo coronavírus como emergência global.

Mas o que é de fato o COVID-19?

O Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-COV-2 que é potencialmente grave e com a transmissão extremamente elevada e fácil.

A patologia afeta as pessoas de diferentes maneiras, algumas na forma mais grave outras de forma mais branda, porém todos potenciais vetores para a transmissão do vírus.

Os sintomas característicos mais comuns para o Covid-19 são febres, tosse seca e cansaço, porém também apresenta, de forma bem menos comum, dores de garganta, dor de cabeça perda de paladar ou olfato e até mesmo diarreias.

Os sintomas graves da doença podem se apresentar como dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito e até mesmo perda de fala ou movimento.

Ao apresentar os sintomas é importante cuidar da imunidade, fortalecendo-a e se manter em quarentena para não transmitir para outras pessoas, e nos casos de apresentar doenças graves é necessário procurar atendimento médico imediatamente.

Geralmente os sintomas aparecem após 5 ou 6 dias depois de ser infectado com o vírus, mas pode levar até 14 dias.

Referência bibliográfica

Site do Ministério da saúde.

STRABELLI, Tânia Mara Varejão; UIP, David Everson. COVID-19 e o Coração. 2020.

OLIVEIRA, Karoline Faria de et al. Transmissão vertical e COVID-19: revisão de escopo. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 74, 2021.

GARCIA, Leila Posenato. Uso de máscara facial para limitar a transmissão da COVID-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, p. e2020023, 2020.

ESTEVÃO, Amélia. COVID-19. Acta Radiológica Portuguesa, v. 32, n. 1, p. 5-6, 2020.

GARCIA, Leandro Pereira et al. O potencial de propagação da COVID-19 e a tomada de decisão governamental: uma análise retrospectiva em Florianópolis, Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 23, p. e200091, 2020.